-
Arquitetos: wiercinski-studio
- Área: 2200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:ONI studio
-
Fabricantes: TeknoAmerBlok
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estábulo cru, honesto e aconchegante está inserido em uma paisagem rural cercada por edifícios densos e campos pitorescos. A Casa do Cavalo é uma nova instalação para criação e infraestrutura de treinamento dos Estábulos de Ludwiczak.
contexto
A aldeia de Jaroszewo é construída com casas e edifícios agrícolas com diversos materiais, formas, escala e geometria dos telhados. Há campos pitorescos ao redor, cortados pela via expressa próxima. A Casa do Cavalo se encaixa em um terreno densamente construído com uma casa, estábulos existentes e edifícios agrícolas.
função
O edifício é composto por um salão de treinamento com obstáculos em tamanho real, um estábulo com dezoito baias para cavalos, um armazém e uma área social com cozinha, escritório, sala de arreios e uma área de observação no mezanino. O layout das funções do edifício foi adaptado aos edifícios existentes, a parte com o novo estábulo está localizada em frente aos antigos estábulos e os cavalos têm a oportunidade de se olhar.
forma
O objeto foi colocado entre a casa e dois estábulo existentes, continuando sua direção de telhados. A função exigida determinou as dimensões, que foram adaptadas aos edifícios existentes e ao sistema de comunicação do lote. A cumeeira do edifício foi movida para criar telhados de duas águas sobre espaços internos de diferentes alturas. O rebaixamento do telhado sobre os estábulos combinou a escala do edifício com os antigos estábulos e criou uma passagem semelhante à humana entre eles. Uma falha vertical no bloco foi usada como clarabóia para o corredor.
Os cantos do edifício foram movidos para o centro para manter a conveniência da comunicação entre edifícios apertados. O edifício de forma característica enquadra-se na diversidade da envolvente, e a claraboia vertical remete para as inspirações das instalações industriais envolventes com estruturas de cobertura em dente de serra. A estrutura visível do edifício cria um desenho tridimensional distinto na fachada, realçado pelo jogo de sombras. Existem muitos edifícios sem reboco na área com elementos estruturais visíveis. A Casa do Cavalo interpreta esta paisagem de forma contemporânea e os materiais de qualidade e durabilidade vão fazê-la envelhecer e patinar bem.
materiais
O edifício, expressivo, mas modesto no detalhe, integra-se na envolvente rural através da utilização de matérias-primas e naturais. Os blocos de concreto são perfeitos como material para paredes de camada única e preenchimento de estruturas de concreto armado. As paredes não precisavam de acabamento adicional por fora e por dentro do edifício, o que reduzia os materiais de construção e o tempo de construção. A rugosidade e a tectônica das paredes são aquecidas por portões de madeira natural e vigas de madeira colada.
A estrutura de concreto também é preenchida em alguns locais com policarbonato como uma alternativa econômica à marcenaria com vidro. Esse material funciona muito bem para iluminar o corredor pelo lado sul, porque se decompõe e deixa entrar uma luz suave no interior sem criar um claro-escuro acentuado no chão, que pode assustar os cavalos. É uma superfície mate que também é segura para os pássaros e à noite o edifício brilha suavemente como uma lanterna. Cobrir o telhado inferior com folha trapezoidal prateada responde bem às condições climáticas e muda de cor com o ambiente.
interiores
A ideia de usar materiais de construção também se reflete de forma coerente no interior do edifício. Instalações descobertas, estrutura visível é uma continuação da sinceridade e austeridade do edifício. Este espaço é complementado por uma original série única de móveis, iluminação e detalhes que enfatizam o caráter único e individual do local, feitos em aço e madeira por artesãos locais.